Coaching de Luto

Na foto com minha amiga Viviane na Florida e minha tia Francisca no Piaui

Mas, e agora o que eu faço da minha vida? Como administrar o luto, as emoções, dores e tantas outras coisas no meu dia a dia? Como administrar todo esse turbilhão dentro de mim enquanto tento recomeçar, reconstruir, me transformar ? Eu preciso de um novo caminho…

Você ou alguém que você conhece pode estar se sentindo assim nesse exato momento, mil perguntas diante de uma perda sem respostas. Um caos emocional.Durante muito tempo eu me senti assim. Eu estive nesse lugar onde você estar. E foi a parti dai que desenvolvi essa paixão especial pelo coaching de luto, essa paixão é resultado das  minhas próprias experiências dolorosas com a dor da perda do meu filho.  Assim como aconteceu com você, a  morte levou meus sonhos e esperanças. Me deixou confusa, sem noção do presente, sem planos para o futuro e refém do passado. Entrei em depressão. Esqueci quem eu era. Perdi minha identidade. Fui ao fundo do poço e me deitei confortavelmente na lama. Até que em um determinado momento qualquer eu comecei a sentir saudade de mim e da vida…então percebi que só tinha uma saída me enterrar viva-ou- me  reinventar.

Eu decidi me RE-INVENTAR. Por meus filhos. Por meu marido. Pelo meus amigos. Pelos meus sonhos. Por mim. Por você. Sim por você. Infelizmente quase toda semana conheço uma mae que perdeu um filho, decidi que eu precisava fazer mais do que seu estava fazendo. Dar suporte, amor e atenção era importante ,mas não era suficiente. Era preciso levar esperança.  Para isso eu precisaria através da minha própria história, mostrar que  que existe sim vida depois da morte. Eu precisaria achar meu próprio-e-novo caminho para poder inspirar e motivar outras mulheres a acharem os seus. A morte não poderia definir quem sou. A morte não pode definir que você é.

Mas, o que coaching tem haver com isso? Na verdade  o coaching é exatamente sobre isso. Coaching é sobre transformação de vida.  E a morte é um drástico e terrível agente transformador. Esse agente inesperado além de mexer com todas as nossas estruturas, altera nossos planos para o futuro e estagna nossos sonhos. Mesmo depois dos primeiros anos percebemos que não é fácil conciliar a dor com os desafios do dia a dia. Mas percebemos também que já não podemos mais ficar paradas chorando, questionado a Deus porque o mar não se  abriu. É preciso agora chorar enquanto caminhamos e ao invés de querer saber porque o mar não  se  abriu, é preciso aprender a  andar sobre as águas.

A terapia foca no passado, o coaching foca no presente para melhorar o futuro

O Processo de coaching é diferente da terapia. Na terapia normalmente você busca a resposta, o “porquê” ou tenta resolver os problemas relacionados com o seu passado que podem ser a resposta para seu comportamento hoje. Já no coaching você vai buscar formas e possibilidades de voltar a viver, de olhar e enfrentar o futuro. Você é consciente da sua dor mas, ao invés de permitir que ela te paralise você quer descobrir como você pode conciliar a vida com a saudade. como crescer, como se transformar.  Você entende que não pode mudar o passado, que pode nunca ter respostas do porque tudo isso veio sobre sua vida, mas, acredita  que ainda é possível construir o futuro. Por você. Por seus filhos. Por seu marido. Amigos. Familia. Que existe pessoas que dependem de você, do seu amor e da sua vida e que voce quer ser capaz de fazer-las felizes. Que voce ainda é capaz de construir um vida profissional de sucesso. Voce não quer que o mundo tenha pena de voce, mas que reconheça seu valor e seu historia e não te defina pela sua tragédia pessoal. Você sabe que não escolheu esse caminho, mas que sendo essa a sua vida você vai agora construir uma nova historia.

 Mas, você não precisa fazer esse percurso sozinha, se precisar de uma companheira -EIS-ME-AQUI. Será uma honra ser sua parceira, sua co-pilota. A vida é sua. Só você pode decide pra onde quer ir, como quer ir. Meu trabalho é garantir que você não pare no meio do caminho. É manter você motivada, focada, determinada a mudar sua historia. A contar uma nova história.  A sua história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *